Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Em Outubro do ano passado fui a um workshop de bacalhau que se realizou na Lugrade com visita à empresa, seguido de confeçao de 3 receitas com bacalhau e respetiva degustação com a colaboração da bloguista Vera Ferraz. Fica aqui uma receita que aprendi lá e que fica deliciosa. É de comer e chorar por mais..
Ingredientes:
(8 pasteis)
Preparação:
Coza o bacalhau e reserve.
Coloque um tacho ao lume com um fio de azeite. Junte a cebola picada e o dente de alho e deixe refogar em lume brando, até a cebola estar macia. Rale a batata num ralador e junte ao refogado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe cozinhar até as batatas ficarem cozinhadas. Se começar a ficar com pouco molho, junte 1 copo de água de cozer o bacalhau. Por fim, junte o bacalhau desfiado e envolva tudo muito bem.
Coloque um coador dentro de uma taça e deite a mistura. Pressione a mistura de maneira a espremer todos os sucos. Reserve a pasta restante.
Num tacho, meça o líquido resultante do refogado e junte o leite que for necessário até os 200ml. Acrescente as natas , 4 gemas e a farinha dissolvida num pouco de leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e junte a pasta de bacalhau triturada. Envolva tudo e bata com as varas se necessário até obter um creme macio e homogéneo
Forre formas de pasteis de nata com a massa folhada e encha com o creme. Leve ao forno bem quente (220ºC) durante 12-15 minutos, até os pasteis estarem dourados. Deixe arrefecer antes de desenformar.